quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aprendendo A Escutar A Deus

de Max Lucado
[Este material foi cedido por Max do jornal “Crossings” (Cruzadas) da igreja onde ele prega, Oak Hills Church, em San Antonio, Texas. Material parecido e mais elaborado pode ser encontrado no livro de Max “Simplesmente Como Jesus”, publicado pela CPAD.]  

Escutar a Deus é uma experiência de primeira mão. Quando ele pede sua atenção, Deus não quer que você envie um substituto; ele quer você. Ele o convida a tirar férias no esplendor dele. Ele o convida a sentir o toque da mão dele. Ele o convida a festejar à mesa dele. Ele quer passar tempo com você. E com um pouco de treinamento, seu tempo com Deus pode ser o ponto alto do seu dia.
Equipados com as ferramentas certas, nós podemos aprender a escutar a Deus. Quais são essas ferramentas? Aqui estão as que eu achei úteis.
Uma hora do dia e um lugar constantes
Escolha um horário na sua agenda e um canto de seu mundo, e reserve-os para Deus. Para alguns pode ser melhor fazer isto pela manhã. “já de manhã a minha oração chega à tua presença” (Sl. 88:13 NVI). Outros preferem à noite e concordam com a oração de Davi, “Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” (Sl. 141:2 ARA). Outros preferem muitos encontros durante o dia. Aparentemente o autor de Salmo 55 sentia isto. Ele escreveu, “À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.” (v. 17 NVI)

Alguns sentam debaixo de uma árvore, outros na cozinha. Talvez sua viagem ao trabalho ou sua hora de almoço seriam apropriados. Busque um tempo e lugar que pareçam certos para você.
Quanto tempo você deve separar? O quanto você precisar. Dê mais valor à qualidade do que à quantidade de tempo. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para você dizer o que você quer e para Deus dizer o que ele quer. Isso nos leva a uma segunda ferramenta que você precisa - uma Bíblia aberta.
Uma Bíblia aberta
Deus fala conosco pela Palavra dele. O primeiro passo para ler a Bíblia é pedir a Deus para ele lhe ajudar a entender a Palavra. “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26 NVI).

Antes de ler a Bíblia, ore. Não vá para a Escritura procurando suas próprias idéias; vá procurar as de Deus. Leia a Bíblia em oração. Também, leia a Bíblia com cuidado. Jesus nos falou, "Procure, e você achará" (Mat. 7:7). Deus recomenda aqueles que meditam na Palavra “dia e noite” (Sl. 1:2). A Bíblia não é um jornal a ser lido superficialmente, mas uma mina onde procuramos seu tesouro. “se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.” (Prov. 2:4-5 NVI).
Eis um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco de cada vez. Deus parece enviar mensagens como ele fez com o maná: numa porção suficiente para cada dia. Ele provê “preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Isa. 28:10 ARA). Escolha profundidade ao invés de quantidade. Leia até que um versículo lhe “toque”, então pare e medite nisto. Copie o versículo numa folha de papel, ou escreva em seu diário, e reflita nele várias vezes.
Na manhã em que eu escrevi isto, por exemplo, meu tempo em meditação foi em Mateus 18. Eu li apenas quatro versículos quando vi, “quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Eu não precisei ir adiante. Eu copiei as palavras em meu diário e as ponderei de tempo em tempo durante o dia. Várias vezes eu perguntei a Deus, “Como eu posso ser mais como uma criança?” Até o final do dia, me lembrei de minha tendência de me apressar, e de ficar preocupado.
Eu aprenderei o que Deus pretende que eu aprenda? Se eu escutar, sim!
Não fique desanimado se sua leitura render uma colheita pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo que nós precisamos. Uma menina novinha voltou do primeiro dia na escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa?” “Acho que não”, a menina respondeu. “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte, e no dia seguinte ...”
Tal é o caso com a aprendizagem. E tal é o caso com o estudo da Bíblia. O entender vem aos poucos, durante uma vida toda.
Um coração atento
Há uma terceira ferramenta para ter um tempo produtivo com Deus. Nós precisamos não só de um tempo constante e uma Bíblia aberta, nós também precisamos de um coração atento. Não esqueça da advertência de Tiago: “O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (Tiago 1:25 NTLH).

Nós sabemos que estamos escutando a Deus quando aquilo que nós lemos na Bíblia for o que outros vêem em nossas vidas.
Paulo chamou seus leitores a porem em prática o que eles tinham aprendido dele. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:9 ARA).
Eu quero encorajar você a fazer o mesmo. Passe tempo escutando a Deus até que você receba sua lição para o dia – e então, pratique-a.

Postado por Cayo Henrique Figueiredo

sábado, 8 de outubro de 2011

Uma simples árvore...


Ontem quando cheguei em casa a noite depois do curso de inglês, comecei a preparar algo pra comer, foi então que senti no coração de ir pra minha varanda falar com Deus, sentei na porta e não conseguia conter as lagrimas.
Naquele momento olhando pra árvore que temos aqui na minha garagem, Deus me deu uma palavra em relação àquela árvore: Vou tentar escreve-la aqui. Podemos notar que a cada estação a arvore muda, suas folhas caem, nascem flores, depois vem os frutos, depois eles caem e se repete todo esse ciclo. E a cada estação a árvore se transforma, cresce, amadurece e fica mais forte.
Porém quando a árvore começa a dar seus frutos às pessoas logo se aproximam dela para reter o que de bom ela produz, colhem seus frutos, podam seus galhos, tiram as folhas velhas, e assim por diante, mais mesmo assim a árvore continua de pé, crescendo a cada dia mais. A árvore não deixa de crescer por que as pessoas colhem os frutos dela, não deixa de dar frutos por que podam seus galhos, muito pelo contrario isso fortalece a árvore, faz com que ela fique mais resistente, que amadureça, e continue crescendo.
A árvore tem muito a oferecer as pessoas a sua volta, oferece alimento, sombra, proteção entre outras coisas mais.                
Jesus nos compara a arvores, que seremos como elas que daremos frutos na estação própria e tudo que fizermos prosperaremos...
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3
E assim como a árvore que quando é cortada, quando é podada como em Jó diz, ela se renovará, pois a vida dentro da arvore...
Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Jó 14:7
Assim como a arvore que não para de dar frutos, que não deixa de crescer e que não se volta contra aquelas pessoas que jogam pedras ou que as cortam, é assim que devemos ser, é dessa maneira que devemos continuar, por que quem nos sustenta é o Senhor Jesus. A vida dEle permanece dentro de nós e ela não poderá ser tirada a não ser que o deixemos ir.
O que quero que você entenda é que as dificuldades virão, pessoas interessadas somente no que você tem a oferecer também virão, mais quanto mais podada, mais frutos você dará, quanto mais frutos mais amadurecida essa arvore que é você vai estar. E uma arvore mais madura, é mais difícil de quebrar, mais difícil de ter seu tronco cortado. Pois sua força vem de Deus, do seu criador. Que você seja essa arvore frutífera, que dá seu fruto na estação própria, de acordo com o seu tempo. E que tudo quanto ela (VOCÊ) fizer PROSPERARA.